NKA e ACIB celebram protocolo de cooperação!

14 Out, 2022

NKA e ACIB celebram protocolo de cooperação!

14 Out, 2022

A NKA e a ACIB – Associação Comercial e Industrial de Barcelos, no passado dia 11 de outubro de 2022, no Fórum Regional da Indústria, que se realizou em Barcelos, celebraram um protocolo de cooperação que tem como objeto facilitar a transferência de conhecimento e o acesso da ACIB e seus associados a novas soluções tecnológicas e novos produtos para a indústria, resultantes de atividades de inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico, desenvolvidas pela NKA e/ou em parceria com entidades do SNCTI – Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A NKA – New Knowledge Advice, Lda., é uma empresa tecnológica que concebe e desenvolve soluções globais orientadas para transformar os negócios dos seus clientes, tornando-os mais aptos a responder às crescentes exigências dos mercados.

É detentora de Certificado do Sistema de Gestão de Qualidade, pela norma NP EN ISO 9001:2015, para as atividades de Conceção, Desenvolvimento e Implementação de Software à medida e Consultoria e Assistência Técnica Informática.

Tem como objeto a prestação de serviços de desenvolvimento de software aplicacional, realização de estudos, consultoria e gestão de tecnologias de informação e informática.

A NKA está muito focada na prestação de serviços de qualidade superior nos seus domínios de intervenção, assim como no desenvolvimento de tecnologia altamente sofisticada que lhe permite um portfólio de soluções inovadoras para os seus clientes.

Atenta às tendências e desafios no âmbito da indústria 4.0 e da digitalização da indústria, assume como prioritárias, no âmbito do desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e produtos, áreas de investigação como:

  • Inteligência Artificial (IA);
  • Big data;
  • Machine Learning;
  • Internet of Things (IoT);
  • Integração de sistemas, especificamente nos diferentes sistemas de informação utilizados ao nível da indústria.

 

Nesse sentido, desenvolve internamente e em parceria com entidades do SNCTI – Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, atividades de investigação, inovação e desenvolvimento tecnológico, para desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e novos produtos para a indústria.

A ACIB – Associação Comercial e Industrial de Barcelos, é das mais representativas associações empresariais do país e ao longo dos seus 130 anos de história tem prestado relevantes serviços à região e às empresas dos setores do comércio, serviços, turismo e indústria.

Em resultado da alteração estatutária de 19 de janeiro de 1990, a ACIB passou a assumir um papel de destaque na defesa dos interesses do tecido industrial de região, disponibilizando serviços específicos às empresas associadas, com foco na capacitação, competitividade, internacionalização, marketing, inovação, tecnologia, economia digital, digitalização, sustentabilidade económica e ambiental.

Está fortemente empenhada em reforçar o apoio que presta às empresas em geral e em particular ao tecido industrial, apostando em maior proximidade e novos serviços para dar resposta aos novos desafios que o tecido empresarial enfrenta, nomeadamente no que toca à inovação, indústria 4.0, transformação digital / digitalização, sustentabilidade ambiental e promoção de indústrias amigas do ambiente, novas soluções tecnologias que resultam de atividades de inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico, celebrando parcerias e protocolos que permitam atingir este desiderato e que permitam uma resposta às necessidades específicas de cada indústria.

O Protocolo de Cooperação celebrado, versa sobre soluções tecnológicas inovadoras para a indústria, na área da gestão da produção, entre outras, a solução tecnológica desenvolvida pela NKA em parceria com o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxteis e de Vestuário de Portugal, no âmbito do projeto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, intitulado S4TI, para auxiliar as empresas do setor têxtil e vestuário a melhorar e otimizar a tarefa de prototipagem e/ou de produção de amostras, contribuindo para um melhor desempenho e uma menor pegada ambiental.

A solução S4TI tem dois grandes objetivos: apoiar no processo de formação do preço e fornecer as fichas técnicas de produtos mais semelhantes e seus atributos, de forma rápida e automática, através da sistematização de informação e tratamento de dados, utilizando algoritmos de inteligência artificial, técnicas de machine learning e case-based reasoning.

Além da redução do tempo e do custo do processo de design, é também reduzida significativamente a pegada ambiental da produção, ao fazer-se uma utilização mais eficiente e racional dos recursos.

No âmbito do objeto deste Protocolo de Cooperação, a NKA e ACIB, assumem o compromisso e total empenho na criação de condições que possibilitem o desenvolvimento e implementação de novos projetos e novas parcerias tecnológicas, que serão concretizadas através de adendas específicas.

Partilhar notícia:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação no nosso website. Por favor leia e aceite os Termos e Condições.