PRR: Aposte na Internacionalização da sua Empresa via E-commerce

01 Set, 2022

PRR: Aposte na Internacionalização da sua Empresa via E-commerce

01 Set, 2022

Estão abertas as candidaturas ao concurso que visa apoiar a internacionalização via e-commerce das PME de todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

O Aviso n.º 08/C16-i02/2022, que consta na página do Plano de Recuperação e Resiliência, vem conceder apoios a projetos que visem a concretização de estratégias de internacionalização digital baseadas na implementação de tecnologias e processos associados às tecnologias digitais que configurem ajustamentos aos modelos de negócio internacionais.

Os projetos devem integrar a presença direta nos canais online, designadamente a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.

 

Beneficiários e Condições de Acesso

São elegíveis a concurso as PME que comprovem tal estatuto, a ser obtido ou atualizado através da Certificação Eletrónica do IAPMEI, e que apresentem uma situação líquida positiva no exercício fiscal completo anterior ao ano da candidatura.

Adicionalmente, como condição de acesso impõem-se aos beneficiários a realização de um diagnóstico e-commerce onde têm de alcançar uma pontuação superior a 20 pontos. O resultado da avaliação e outputs de recomendações deste Diagnóstico têm como objetivo, por um lado, fornecer orientações para a elaboração de um Plano detalhado de E-commerce Internacional que sustente a apresentação da candidatura e, por outro lado, a definição da tipologia da candidatura a submeter.

 

Tipologias e Financiamento

Deste modo , no âmbito do presente Aviso estabelecem-se como limiares mínimos e máximos de despesa elegível os seguintes:

a) 10.000 € e 25.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”: estão enquadrados projetos de Internacionalização promovidos pelas PME que tenham obtido uma pontuação igual ou superior a 20 pontos e inferior a 75 pontos no diagnóstico

b) 25.000 € e 85.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”: estão enquadrados projetos de Internacionalização promovidos pelas PME que demonstram melhores condições para promover o alargamento e a diversificação de mercados de exportação através de canais digitais, que tenham obtido uma pontuação igual ou superior a 75 pontos no diagnóstico

O apoio a conceder apresenta-se sob a forma de um incentivo não reembolsável, calculado através da aplicação às despesas elegíveis a uma taxa de 50%.

 

Despesas elegíveis

a) Aquisições de equipamentos e software

b) Despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas a:

b1) Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais

b2) User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente

b3) Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce

b4) Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos

b5) Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking em motores de busca

b6) Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais

b7) Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais

b8) Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros

b9) Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores

b10) Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados

c) Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto (competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI)

 

Duração do projeto

Os projetos têm uma duração máxima de doze meses a contar da data de assinatura do Termo de Aceitação.

 

Dotação do fundo

A dotação afeta ao concurso é de 4,5 milhões de euros. As candidaturas permanecerão abertas até à receção do número de candidaturas limite apurado em função da dotação orçamental.

 

Estamos deste lado para o ajudar na internacionalização digital do seu negócio.

Entre já em contacto connosco!

 

Consulte o Aviso completo aqui

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