Está aqui

Artigo de Opinião

Integrar o comércio tradicional no mercado global

O pequeno comércio, comércio de rua ou comércio tradicional foi fortemente abalado, no seu volume de negócios e na capacidade de reter clientes, com a abertura e proliferação de novas formas de comercialização, a designada distribuição moderna e grandes centros comerciais, que iniciaram um processo de expansão em meados da década de 90 do século passado.

Ler Artigo

 

A economia digital nas PME

​Um mundo de oportunidades e de inovação gerador de mais valias 
 
Quando nas PME se fala na presença na WEB, a grande maioria fica apenas pela divulgação no site da sua atividade e apresentação dos produtos/serviços. E, mesmo nesta área, a maioria destes sites não tem conteúdos atualizados nem qualquer tipo de interatividade com o mercado e os potenciais clientes… 
 
Se, por outro lado, falarmos da venda “on-line”, então o universo de empresas é ainda muito mais reduzido (a grande maioria ainda não está sensibilizada para este novo canal de vendas) e nota-se que a grande maioria das empresas que já possuem loja “on-line”, colocaram-na na WEB e … esperam que os compradores, simplesmente, lá vão comprar!!!. São ainda muito poucos os casos de sucesso neste segmento de negócio.
Tendo em atenção esta realidade, a NKA concebeu um modelo de negócio suportado em tecnologia e conceitos inovadores, cujo objetivo em primeira análise passa por criar um negócio em rede, agregando produtos de várias PME’s, dotando-o de conceitos e estratégias fundamentais para o sucesso neste canal de vendas: divulgação e atualização constante (e-Marketing, produção de conteúdos, fotografia digital), logística apurada e serviço de qualidade ao cliente.  
Neste modelo de negócio os custos são obviamente muito menores para cada uma das empresas, sendo atenuadas as dificuldades de cada empresa, visto ter um “modo” assistido de entrada neste novo canal.
Por outro lado, o modelo de negócio proposto prevê que, após todo o processo dessa aprendizagem, experiência e espera-se, sucesso de vendas, cada PME possa, logo que achar oportuno e com “custos” muito diluídos, ter também a sua própria loja “on-line”, podendo, se assim o pretender reforçar a sua marca e os seus produtos e serviços no Mercado Digital.  

Está neste momento em curso a primeira grande implementação, com a plataforma da NKA –Online Business Models, no âmbito de um projeto do Comercio Investe , liderado pela ACB – Associação Comercial de Braga, designado por “I SHOP BRAGA”, envolvendo cerca de 30 lojas do centro  Histórico da Cidade, que se prevê esteja online até final de 2014, ficando o Comércio Tradicional de Braga ao dispor dos consumidores espalhados por todo o mundo.

 

NKA. Para Além de Melhorar, Transformar.



NKA

  • Travessa José António Cruz, n.º 5
  • 4715-343 Braga | PORTUGAL
  • +351 253 278 646
  • geral@nka.pt

© NKA, Lda
Design and Coding nka.pt